terça-feira, 24 de março de 2009

MEMORIAL DE LEITURA

MEMORIAL DE LEITURA
Minha prática como leitora não vem de muito não.
Filha de pai operário , mãe exímia educadora dos filhos ,não tivemos algumas “regalias” como a aquisição de um acervo de livros.
Sempre conversamos muito em família. Contávamos e ouvíamos muitos casos e sempre tivemos a liberdade de emitir opiniões. As histórias e os Contos de Fadas ficavam por conta de alguns exemplares que por vezes comprávamos ou ganhávamos de presente. Me lembro de um livro grande, com bonita encadernação e com várias histórias que eram lidas para os filhos por minha mãe e mais tarde já alfabetizada eu lia e relia infinitas vezes as mesmas histórias.Lembro-me também de um disco LP com as histórias atrapalhadas de dois palhaços “ Fuzarca e Torresmo”, que ficava na casa de minha avó já que não tínhamos “Toca discos” , mas nada foi mais marcante e prazeroso que ouvir as narradas por meu pai: “ O macaco e o rabo” e “A canequinha do Rei” repetidas incansavelmente, mas sempre com o gostinho de primeira vez.
Quando ingressei na 5ª série o acesso à Literatura ficou por conta da lista dos Clássicos exigidos: A Moreninha, Dom Casmurro, Helena, Senhora, O Cortiço, e outros dos quais éramos solicitados a fazer fichas de resumos. Alguns foram gostosos de ler,outros porém nem mesmo eram bem entendidos . Ainda tiveram O Pequeno Príncipe e Pollyanna .
Com o passar do tempo o gosto pelo estudo, a curiosidade e vontade de aprender mais, já na faculdade, vieram: Paulo Freire , Piaget, Vigotsky,Pedro Demo, Celso Vasconcellos, Dermeval Saviani, Moacir Gadotti, Regina Leite Garcia, Jussara Hoffmann e muitos outros. Ao mesmo tempo, trabalhando com a Educação Infantil toda a magia da literatura infantil reascendeu em mim o prazer da infância e me fez uma formadora de leitores. Lia para eles várias histórias diariamente ,fazíamos “ O Clube do Livro”,confeccionávamos livros a partir de história lidas ou criadas por eles ...
Em família, não foi diferente ao longo da infância de meus filhos! Adquiri uma grande variedades de livros lidos diariamente o que despertou neles, gradativamente, o gosto e a necessidade de ler o que, para mim, é motivo de grande orgulho;são hoje grandes leitores.O exemplo é o único legado que deixamos..
Por fim, Chico Xavier, Zíbia Gasparetto, Divaldo Pereira Franco,Gabriel Delanne são alguns autores através dos quais conheci a doutrina espírita e me apaixonei ! Esses circundam o meu universo literário me fazendo navegar por dimensões por hora desconhecidas...mas só por hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário