domingo, 13 de dezembro de 2009

RELATÓRIO FINAL

O início

Fui inscrita no Programa pela SME por atuar coordenadora de 5ª a 8ª série .Fizemos posteriormente o convite à prof. Ana Lígia - Língua Portuguesa e prof Alexson - Matemática para participarem como formadores do programa em Quatis. Dessa forma iniciou-se a nossa parceria,um desafio comum a todos nós.
No início tive dificuldades em me adequar ao Programa,não me sentindo bem esclarecida e sem entender minhas reais atribuições enquanto coordenadora. Me informei ,busquei ajuda e à medida que o programa avançava fui percebendo as necessidades e a forma que atuaria
Após o primeiro encontro ,em Niterói, iniciamos os preparativos para o início do Programa.
No primeiro momento tivemos dificuldades em montar as turmas pois trabalhamos com professores que atuam também fora do Município ,em sua marioria, dificultando a participação no Programa principalmente no tocante a disponibilidade de horário.
Fizemos o convite a todos os professores da rede para o lançamento do Programa e através de uma ficha de inscrição que foi entregue no local fizemos a sondagem sobre a disponibilidade dos professores em estarem participando .


Aderiram ao Programa:

MATEMÁTICA:Formador: Prof: Alexson Machado
- Prof. Luis Alberto
- Prof. Patrícia
- Prof. Iubery



LÍNGUA PORTUGUESA: Formadora: Prof: Ana Lígia

-Prof:Ana Carla ( desistente)

- Prof. Ivone
- Prof. Beatriz
-Prof. Joyce
- Prof. Juliana
- Prof. Luciene (desistente)
-Prof: Magda
- Prof.Raphael ( desistente)
- Prof. Telzídia
- Prof. Terezinha

Os encontro aconteceram na E. M. Maria Helena R. de Elias às terças-feiras - Matemática e às quintas- feiras - Língua Portuguesa.


Atividades realizadas


- Reuniões onde assuntos eram discutidos e dúvidas expostas,planejamentos ,programação de ações e atividades ,numa parceria, em busca de soluções dos impasses e na elaboração da continuidade do Programa;

- Suporte técnico e pedagógico: Atendimento às necessidades materiais - reprodução das avaliações de entrada, fornecimento de material didático, confecção de material complementar - a fim de possibilitar o bom andamento do programa junto aos formadores ,destes junto aos cursistas e destes nas salas de aula. Esclarecimentos junto a direção das escolas quanto a importância do programa e necessidade de apoio aos cursistas na prática de sala de aula a fim de melhor aplicabilidade do projeto;


- Visitas: Visitas aos formadores e cursistas na U.Escolar onde assuntos sobre o andamento do programa eram tratados,me inteirando do caminhar de cada um, ouvindo suas revidicações,conversando sobre o projeto final e intermediando as ações junto à SME .

- Postagens no blog: Informações diversas pertinentes ao programa bem como sobre os encontros presenciais. Postagem de vídeos e textos interessantes para leitura reflexão e aplicabilidade nas áreas do programa e fotos de encontros e ventos promovidos pela SME agregados ao GESTAR II bem como a participação do anos eventos pedagógicos e culturais do Município


Os Projetos.





- Língua Portuguesa -
A ídéia do projeto surgiu durante o trabalho com o TP6 - unidade 22 - Planejamento e escrita .

O Município de Quatis abriga o Quilombo de Santana e durante as oficinas algumas atividades foram pensadas a fim de explorar o legado cultural do Município com o objetivo de promover um intercâmbio cultural entre as comunidades quilombola e urbana.Foram feitas pesquisas entrevistas e construção de atividades sobre a comunidade quilombola,seus costumes, tradições, danças, linguagem etc. Assim surgiu o projeto que contará com a colaboração das outras áreas de estudo, num movimento interdisciplinar ,e seus resultados serão amplamente divulgados a toda a comunidade escolar do Município durante 2010.




- Matemática

- A partir do trabalho com o TP3 ficou acordado que o projeto seria sobre meio ambiente. O enfoque do projeto será em torno do Rio Preto - no limite do Est. do Rio de Janeiro e Minas Gerais - muito importante para o Município e que necessita muitos cuidados atualmente.

Pesquisas foram feitas no local, por professores e alunos, coleta de lixo, tipo de lixo ,coloração da água, erosão de suas margens etc,que direcionaram a construção do projeto a ser desenvolvido em 2010 de forma coletiva e interdisciplinar com objetivo de conscientizar para ações ecológicas e mudança de atitudes em frente ao meio ambiente.

Conclusão

O Programa GESTAR II nos evidenciou , no Município, a importancia da formação continuada. Pudemos vivenciar a mudança da prática cotidiana do professor e o resultado veio através do aprendizado dos alunos e atitudes disciplinadas, dentre outras, das turmas contempladas no programa.

O programa transpos as salas de aula , trouxe curiosidade e interesse de outros professores,deu nova movimentação e dinâmica à escola. Os professores estão sentindo a necessidade de uma reestruturação curricular para atender a dinâmica e aplicabilidade do GESTAR .

Nossa meta para 2010 é manter a continuidade do programa, autonomamente, envolvendo mais profissionais. No calendário escolar já incluimos momentos para capacitações e oficinas em dias estratágicos a fim contemplar os profissionais que não puderam participar em 2009, por incompatibilidade de horário ,principalmente.

Nossas dificuldades, os erros e as incertezas serão menores pois a partir da prática em 2009 nos sentimos mais seguros e fortalecidos, através dos resultados obtidos.

O comprometimento, a dedicação e competência dos formadores foram a mola mestra para o sucesso do programe. Entendemos que foram os formadores os responsáveis pelo envolvimento dos cursistas , pela aplicabilidade do projeto em sala de aula, em fim pela concretização do trabalho e sucesso dos alunos durante o GESTAR II nos oito meses de trabalho no Município de Quatis.

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