Fui inscrita no Programa pela SME por atuar coordenadora de 5ª a 8ª série .Fizemos posteriormente o convite à prof. Ana Lígia - Língua Portuguesa e prof Alexson - Matemática para participarem como formadores do programa em Quatis. Dessa forma iniciou-se a nossa parceria,um desafio comum a todos nós.
No início tive dificuldades em me adequar ao Programa,não me sentindo bem esclarecida e sem entender minhas reais atribuições enquanto coordenadora. Me informei ,busquei ajuda e à medida que o programa avançava fui percebendo as necessidades e a forma que atuaria
Após o primeiro encontro ,em Niterói, iniciamos os preparativos para o início do Programa.
No primeiro momento tivemos dificuldades em montar as turmas pois trabalhamos com professores que atuam também fora do Município ,em sua marioria, dificultando a participação no Programa principalmente no tocante a disponibilidade de horário.
Fizemos o convite a todos os professores da rede para o lançamento do Programa e através de uma ficha de inscrição que foi entregue no local fizemos a sondagem sobre a disponibilidade dos professores em estarem participando .
Aderiram ao Programa:
MATEMÁTICA:Formador: Prof: Alexson Machado
- Prof. Luis Alberto
- Prof. Patrícia
- Prof. Iubery
LÍNGUA PORTUGUESA: Formadora: Prof: Ana Lígia
-Prof:Ana Carla ( desistente)
- Prof. Ivone
- Prof. Beatriz
-Prof. Joyce
- Prof. Juliana
- Prof. Luciene (desistente)
-Prof: Magda
- Prof.Raphael ( desistente)
- Prof. Telzídia
- Prof. Terezinha
Atividades realizadas
- Reuniões onde assuntos eram discutidos e dúvidas expostas,planejamentos ,programação de ações e atividades ,numa parceria, em busca de soluções dos impasses e na elaboração da continuidade do Programa;
- Suporte técnico e pedagógico: Atendimento às necessidades materiais - reprodução das avaliações de entrada, fornecimento de material didático, confecção de material complementar - a fim de possibilitar o bom andamento do programa junto aos formadores ,destes junto aos cursistas e destes nas salas de aula. Esclarecimentos junto a direção das escolas quanto a importância do programa e necessidade de apoio aos cursistas na prática de sala de aula a fim de melhor aplicabilidade do projeto;
- Visitas: Visitas aos formadores e cursistas na U.Escolar onde assuntos sobre o andamento do programa eram tratados,me inteirando do caminhar de cada um, ouvindo suas revidicações,conversando sobre o projeto final e intermediando as ações junto à SME .
- Postagens no blog: Informações diversas pertinentes ao programa bem como sobre os encontros presenciais. Postagem de vídeos e textos interessantes para leitura reflexão e aplicabilidade nas áreas do programa e fotos de encontros e ventos promovidos pela SME agregados ao GESTAR II bem como a participação do anos eventos pedagógicos e culturais do Município
Os Projetos.
O Município de Quatis abriga o Quilombo de Santana e durante as oficinas algumas atividades foram pensadas a fim de explorar o legado cultural do Município com o objetivo de promover um intercâmbio cultural entre as comunidades quilombola e urbana.Foram feitas pesquisas entrevistas e construção de atividades sobre a comunidade quilombola,seus costumes, tradições, danças, linguagem etc. Assim surgiu o projeto que contará com a colaboração das outras áreas de estudo, num movimento interdisciplinar ,e seus resultados serão amplamente divulgados a toda a comunidade escolar do Município durante 2010.
- Matemática
- A partir do trabalho com o TP3 ficou acordado que o projeto seria sobre meio ambiente. O enfoque do projeto será em torno do Rio Preto - no limite do Est. do Rio de Janeiro e Minas Gerais - muito importante para o Município e que necessita muitos cuidados atualmente.
Pesquisas foram feitas no local, por professores e alunos, coleta de lixo, tipo de lixo ,coloração da água, erosão de suas margens etc,que direcionaram a construção do projeto a ser desenvolvido em 2010 de forma coletiva e interdisciplinar com objetivo de conscientizar para ações ecológicas e mudança de atitudes em frente ao meio ambiente.
Conclusão
O Programa GESTAR II nos evidenciou , no Município, a importancia da formação continuada. Pudemos vivenciar a mudança da prática cotidiana do professor e o resultado veio através do aprendizado dos alunos e atitudes disciplinadas, dentre outras, das turmas contempladas no programa.
Nossa meta para 2010 é manter a continuidade do programa, autonomamente, envolvendo mais profissionais. No calendário escolar já incluimos momentos para capacitações e oficinas em dias estratágicos a fim contemplar os profissionais que não puderam participar em 2009, por incompatibilidade de horário ,principalmente.
Nossas dificuldades, os erros e as incertezas serão menores pois a partir da prática em 2009 nos sentimos mais seguros e fortalecidos, através dos resultados obtidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário