quinta-feira, 30 de abril de 2009

No último dia 07/04/09 fizemos o lançamento do GESTAR II para os professores do Município.Para concluir a apresentação do programa eu pedi a um ,recente, ex-aluno que escrevesse algo sobre seu sentimento pelos professores e como ele via estudo continuado para professores. Em um slide para o encerramento da apresentação coloco uma síntese do texto. Segue abaixo o texto ,na íntegra.

Avançar é Nunca Parar.
Professores devem educar pelo exemplo. Esse é o modelo de disciplina que funciona. Mas como assim exemplo?
A Educação não é uma coisa finita. Definitivamente, continuar é avançar e manter-se atualizado é fundamental para que você tenha inspiração, conhecimento e atitudes que guiem aqueles que estão ao seu redor. Educar é muito mais do que ensinar regras, é orientar em caminhos e ajudar na personalidade. Para educar você precisa estar atualizado, pronto para interagir com seus alunos na linguagem deles, dando exemplo do cotidiano deles e sendo reconhecida por todos eles como uma pessoa inteligente.
O EXEMPLO deve ser o guia do professor. Como uma pessoa que exige dedicação, estudo, atenção e força de vontade de seus alunos pode fazê-lo se, na primeira oportunidade parou de estudar? Inadmissível. Se o professor se atualiza, se continua estudando, se aprende a gostar do que faz, ele vira educador. E educadores são adorados, elaboram teses e motivam pessoas a desenvolverem curiosidade pelo conhecimento, pelo saber. Professores são filósofos, são os grandes responsáveis pela formação de uma criança. Qual a mãe nunca ouviu que a filha quer ir para a escola com um penteado igual ao da professora? Quem nunca ouviu o filho dizendo que gosta de uma cor, por que é a predileta do professor? Professores são amorosamente chamados de tios e tias, por que as crianças os colocam dentro de suas casas e famílias, e os usam como referência. Portanto, aceite a missão de contribuir para a formação integral de uma criança, um jovem e busque sempre SUPERAR EXPECTATIVAS através dos estudos, da educação continuada.
Afinal, se você estivesse no mercado de trabalho “comum” e deixasse de continuar os estudos, estaria se suicidando ao longo prazo. Educadores defendem a educação, e dão o exemplo, por isso estudam. A história já provou que os bons exemplos são mais proveitosos. Cabe a escolha ao educador.

Acorda!! Tá na hora de mudar o mundo...
Enrico Cardoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário